Essa misteriosa personagem de cabelos negros e com o olho esquerdo azul e flamejante surgiu originalmente de um conjunto de ilustrações do artista Huke, que postou seu trabalho no site pixiv em 2007.
A ilustração inspirou o compositor
Ryo, integrante do grupo
supercell que criou em junho de 2008 a música "
Black Rock Shooter", interpretada pela vocaloid
Hatsune Miku. O grupo supercell é famoso por vários outros sucessos da Miku, como
"Melt" e
"World is Mine". O artista e o compositor acabaram se unindo e criaram um vídeo promocional que foi lançado no
Nico Nico Douga (uma espécie de Youtube japonês), e gerou milhões de visualizações!
A música foi um sucesso, e acabou originando um OVA de cinquenta minutos que foi lançado em julho de 2010, dirigido por Shinobu Yoshioka, produzido pelo estúdio Ordet e com história escrita por Nagaru Tanigawa e pelo próprio Shinobu Yoshioka.
Nessa história, Kuroi Mato é uma estudante que acaba de entrar no ensino médio, e conhece logo no primeiro dia de aula a garota Takanashi Yomi. As duas acabam construindo uma sólida amizade, apesar de terem personalidades muito distintas. Mato é mais alegre e descontraída, não vai tão bem nos estudos, mas por outro lado é a chamada “Às” do clube de basquete. Já Yomi é recatada, educada e excelente estudante, e por ser alta foi incentivada por Mato a participar do clube de vôlei.
Mas o destino acaba separando as duas amigas. Mato e Yomi ficam em classes separadas a partir do segundo ano. E para piorar, Mato acaba fazendo outra amiga, a descabelada diretora do clube de basquete, Yuu. Yomi só observa as duas ficando cada vez mais próximas, enquanto sua amizade com Mato parece esfriar...
Outra parte da história corre em paralelo: BRS e Dead Master lutam freneticamente no interior de um castelo, em um mundo escuro e esvaziado. A BRS tenta desesperadamente abrir os olhos de sua rival, que no momento não passa de um demônio tomado pelo ódio. As cenas de batalha são memoráveis, é um OVA que vale a pena conferir!
Artigos de diversos gêneros surgiram inspirados nessa personagem, como figures e até mesmo alguns mangás, como Black Rock-chan. Mas o que impressiona mesmo é o jogo que lançarão agora no dia 25 de agosto, para PSP: Black Rock Shooter: The Game, produzido pela Imageepoch. Nesse jogo, a BRS luta em um mundo invadido por alienígenas de aparência robótica, e parece ser a última esperança da humanidade. Ela é munida de diversas armas e também de veículos, e novos inimigos aparecem – os chamados sete apóstolos. Nesse jogo também aparece a antagonista White Rock Shooter, cuja figure será vendida como um dos itens da edição limitada do game.